quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Cuidado com os Livros

Adorei essas dicas do blog Biblioteca do sítio


Algumas dicas para manter seus livros livres de manchas, precauções para evitar acidentes e cuidados na hora do manuseio.
Jorge Luis Borges - Ficções
Manchas: As manchas podem ser causadas por produtos líquidos e bebidas difíceis de serem retiradas. Produtos facilmente encontrados em ambiente doméstico podem manchar as páginas do seu livro: iogurte, refrigerantes, sucos, leite, café, chás, esmaltes, acetona, bebidas alcoólicas, inseticidas.

Mãos sujas: Ao usar um livro é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos. Mãos sujas por chocolates ou engorduradas com os mais variados tipo de comida, como pizza, salgados, etc. Mãos suadas e empoeiradas também causam manchas. As páginas podem ser facilmente marcadas nessas situações. Evite pegar os livros com as mãos sujas.

Boneca - cachorrinha do Sítio Vanessa
Animais: Os animais podem gostar dos livros, mas nem sempre podem ser amistosos aos livros. Quantas histórias ouvimos ao longo da vida de casos que o cachorrinho atacou um livro para brincar? Inúmeras. Mas o cachorro não sabe que aquilo ali é um livro, ele acha que é diversão, e quer roer, morder, brincar. Se o animal não está acostumado com os livros, pode querer atacá-lo para brincar e assim danificar o exemplar. Os animais detectam cheiros diferentes do ambiente onde vivem, e costumam demarcar o território. Cuide para não deixar seus livros acessíveis, pois seu bichinho de estimação pode querer demarcá-los com xixi e outros elementos mais sólidos.

Chuva: Água da chuva e livros não combinam. A água danifica os livros. É mais fácil salvar um livro que tenha se molhado do que ter entrado com outros produtos gordurosos ou químicos. Mas aí recuperar um livro que caiu numa poça de lama por exemplo, fica complicado. O importante é sempre ter um local adequado para carregá-lo protegidamente se uma nuvem mais carregada aparecer. Sacolinha de plástico é sempre uma saída em uma situação de emergência.

Quedas: Os livros tem uma aparência forte, mas uma simples queda pode ser  suficiente para deformar e estragar o livro. Manuseie com cuidado. Não atire o livro ao longe. Entregue cuidadosamente nas mãos da outra pessoa, para que as páginas e capas não se soltem, se rasguem, amassem ou se danifiquem. Coloque os livros em local seguro, como estantes e prateleiras, na posição vertical (em pé) para que eles não entortem. Eles não podem ficar extremamente apertados uns ao lado dos outros, porque na hora de retirar o livro da prateleira, ele pode sofrer uma deformação na lombada. Também não podem ficar com muita folga entre eles, porque entortam.

Edemilson
O livro não deve ser usado para apoio de outros objetos como copos, pratos, luminárias. Não utilize os livros para bater em algo ou alguém. Não utilize o livro como calço de qualquer eletrodoméstico e eletroeletrônicos. Não utilize o livro para se abanar. Respeite as fibras e o movimento natural do papel, como por exemplo dobrar totalmente a capa contra o sentido da lombada, causa danos irreversíveis à estrutura do livro. Para que o livro dure mais tempo, vamos tratá-los com carinho e cuidado.

Fotos: Juliano Rocha
Foto do Edemilson: Ivan e/ou Roberto MC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário