quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Arma Escarlate - Renata Venturc

Terminei de ler o livro A Arma Escarlate e realmente me orgulho de ter lido este livro por dois motivos: primeiro por ser de uma escritora contemporânea brasileira e segundo por ter me surpreendido pela história.
Como já fiz o vídeo/resenha vou acrescentar apenas alguns cometários que esqueci de mencionar.
Sobre a abordagem que a autora faz a respeito do uso das drogas. Por ser educadora e responsável pelo Programa Saúde na Escola tive oportunidade de fazer alguns cursos sobre como trabalhar a temática junto aos jovens. E, segundo os formadores, as pesquisas apontam que apresentar os efeitos das drogas, o efeitos positivos claro, atiça a curiosidade de experimentar. Ao meu ver a autora foi muito feliz ao abordar o tema, pois apresentou reações diversificadas diante do vício, já  que cada pessoa é uma e cada expriência pode ser diferente. Então vamos ter uma aluna que rapidamente está comprando em grande quantidade, dando a entender que para ela o vício já estava bem forte. Vemos cenas de violência entre os alunos pela falta da droga.
Uma coisa que eu não achei legal foi a referência ao Harry Potter, quando é falado que foi lançado um livro que estava deixando a comunidade bruxa aterrorizada por medo de expor seu segredo. Achei desnecessário.
Outra coisa que eu me decepcionei um pouco é que a questão que é colocada no início a respeito da caixa de pandora, eu realmente esperava que fosse retificada e não ratificada como, de fato, foi. Claro que sem essa ratificação a história não teria se desenvolvido, n]ao teria como falar da questão da droga, do vício, etc.. Mas é que ficou um pouco fatalista: criado na favela, vivenciando situações de violência, necessariamente vai virar traficante. Eu tinha esperança que não fosse esse o caso. Mas enfim, é isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário